Meu Perfil
BRASIL, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English
MSN -



Histórico


    Votação
     Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis
     Presidência da República - Casa Civil - página de legislação
     Controladoria-Geral da União
     União dos Romanistas Brasileiros
     Currículo Lattes do Prof. M.Sc. Renato Amaral Braga da Rocha
     Sítio eletrônico do Prof. M.Sc. Claudio Henrique Ribeiro da Silva
     Página eletrônica do Prof. Dr. Marco Fridolin Sommer Santos
     Classificação Decimal de Direito - CDD
     Sítio eletrônico do Prof. Dr. Hélcio Madeira


     
     
    Blog do Braga da Rocha


    [Em breve, Macbeth]

    Em breve, Macbeth

    Na reabertura da temporada de ópera da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio da Artes, em Belo Horizonte, tem-se a partir de 19 de junho próximo a montagem de Macbeth, de Giuseppe Verdi, baseada na peça homônima de William Shakespeare. 

    Sem dúvida, imperdível.



    Escrito por Braga da Rocha às 12h07
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [Um saudável intervencionismo cultural]

    Um saudável intervencionismo cultural

    Nota do jornal O Tempo, nesta sexta-feira, 29 de maio:

    "O Ministério Público do Trabalho recorreu ao Judiciário para [impedir] que grupos de axé music participem das festas juninas na Bahia. Segundo os procuradores, os artistas deturpam as manifestações típicas do mês de junho e já têm o Carnaval como a época apropriada para a execução de seu estilo musical."

    Não se sabe ainda a quem atribuir, se à editoria de O Tempo ou aos membros do MPT, a permissividade no emprego do termo 'artistas' e da expressão 'estilo musical'...

     



    Escrito por Braga da Rocha às 10h52
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [E a Influenza A - H1N1 que não era nada daquilo...]

    E a Influenza A - H1N1 que não era nada daquilo...

    Diz-se agora que a Influenza A - H1N1, vulgarmente chamada 'gripe suína', não representa o perigo de que num primeiro momento se cogitara, pois não tem o grau de letalidade incialmente alardeado. Autoridades da Organização Mundial de Saúde tem sido até mesmo acusadas de difundir o pânico mundo afora.

    Pois bem, não será desta vez que se promoverá a modificação de costumes a respeito de que escrevi em anterior postagem, nem a humanidade enfrentará um saudável processo de seleção natural que se ensaiara. Lamentavelmente...

     



    Escrito por Braga da Rocha às 19h33
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [Caetano forma com os críticos da reforma ortográfica ]


    Caetano forma com os críticos da reforma ortográfica

    Do findo blog de Caetano Veloso (www.obraembprogresso.com.br)  nem sempre digno de citação, quando se manifesta fora de seu métier lírico-poético —, por indicação do prezadíssimo colaborador Levindo Ramos Vieira Neto, stud. iur., uma áspera crítica incidental à chamada reforma ortográfica da língua portuguesa:

    "Hoje passei o dia dando entrevistas. Me perguntaram várias vezes se eu não sentiria saudade do blog. Claro que vou sentir muitas saudades deste blog. Hoje ele pára – com acento agudo (finalmente li o “Acordo”: achei cheio de inconsistências, com todos aqueles pontos facultativos e com menos acentos diferenciais ainda; sou favorável a uma combinação entre os países lusófonos a respeito das regras ortográficas do português – e acho natural que desta vez o peso brasileiro seja maior do que nunca – mas penso que um acordo tal como o que foi formulado não vai ajudar muito nisso: a história futura poderá inspirar outras soluções – se enriquecermos e passarmos a dar as cartas e as coordenadas de um mundo melhor – e não vi nada sobre “camião” e “caminhão”, assim como nada encontrei sobre “porque”, “por que”, “porquê”, “por quê” – digo: se se decide pelas formas portuguesas ou brasileiras – mas entendo que esses não são casos de regra ortográfica propriamente)."



    Escrito por Braga da Rocha às 19h25
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [Aos soluços]

    Aos soluços

    Mal me dei conta de que transcorreu um mês inteiro sem que este blog registrasse uma nota sequer.
    Torno hoje à ativa, até que, por qualquer razão, sobrevenha nova interrupção das postagens.
    E sigo, assim, aos soluços, tanto no blog como na vida... 



    Escrito por Braga da Rocha às 02h14
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [GeVê Folia e Heaven and Hell: um contraponto]

    GeVê Folia e Heaven and Hell: um contraponto

    Estive neste mês, por mera curiosidade, presente a uma dessas incontáveis festejos de inspiração carnavalesca (canavalesca???) que a cada semana eclodem em algum ponto do País. E não consigo classificar senão como deplorável o aglomerado de pessoas, embriagadas pelo álcool e outras substâncias,  a saltitar como imbecis ao som acordes paupérrimos e a se atracar umas às outras indiscriminadamente. Nisso se resumem, como pude verificar in loco, as chamadas 'micaretas' e quejandos. E note-se: atracam-se ali com desconhecidos as mesmas moçoilas que anseiam ou em algum momento ansiarão, hipocritamente, por um anel de noivado...

    Também por curiosidade, mas igualmente por um certo sentimento de dever de um apreciador do rock, compareci ao show em Belo Horizonte, no Chevrolet Marista Hall, da turnê latino-americana da banda Heaven and Hell, nome com que ora se apresenta o mitológico Black Sabbath em sua formação com Ronnie James Dio ao vocal, no lugar de Ozzy Osbourne. Apesar de passar ao largo de muitos dos grandes sucessos do Sabbath no passado, o show impecável, sob todos os aspectos, da organização ao desempenho e à simpatia dos músicos, passando pelo serviço de bar, pela iluminação e pela acústica do local, bem ainda pelo comportamento da platéia constitui um dos maiores espetáculos musicais a que tive a oportunidade de assistir.

      



    Escrito por Braga da Rocha às 01h49
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



    [Automobilismo: GP de Mônaco e GP de Indianapolis]

    Automobilismo: GP de Mônaco e GP de Indianapolis

    Realizaram-se hoje, em data coincidente, duas das mais tradicionais provas do automobilismo mundial: o GP de Mônaco, na Formula 1, e o GP de Indianápolis, na Fórmula Indy. Imperdíveis eventos para quem aprecia automobilismo, com resultados algo previsíveis em Mônaco e não tão surpreendentes em Indianápolis, para quem acompanha o esporte: as vitórias, respectivamente, do inglês Jenson Button e do brasileiro Hélio Castroneves.

    Button, com seu novo Brawn GP,  fez da prova de Mônaco uma corrida burocrática, ao partir da pole position e administrar todo o tempo a vantagem da largada, já que o tímido Rubens Barrichelo não representou para si, em momento algum, ameaça concreta. A prova foi toda ela, aliás, um tanto maçante, salvo por seus momentos iniciais, com a ultrapassagem, já na largada, de Barrichello sobre Kimmi Raikkonen, e com a disputa entre Massa, Vettel e Rosberg pela quarta posição. De destacar, apenas a aparente volta da Ferrari à disputa do campeonato mundial, após pífios resultados nas primeiras provas.

    Também Castroneves, com seu Penske, alcançou mais uma vitória absoluta em Indianapolis, dando a impressão  desde as primeiras voltas, quando perdeu a liderança para Dario Franchitti, para mais tarde retomá-la   de estar com a prova o tempo todo sob seu controle , de modo a alcançar mais esta façanha para um brasileiro no automobilismo mundial.
     

      



    Escrito por Braga da Rocha às 01h30
    [ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]